Disponibilizando ilustrações e animações que auxiliem no aprendizado da Física.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Matrizes



A linguagem matemática é condição básica para o entendimento do mundo físico, o mundo em que calculamos e avaliamos o tempo todo, nem sempre em termos de números. Disciplinar-se em Exatas favorece o desenvolvimento de capacidades como organizar, selecionar, optar e outras; torna o ser humano conhecedor da linguagem mais universal existente que abrange dos fótons às estrelas.

Vez por outra durante a vida de aluno nos deparamos com questões que parecem não nos dizer respeito. O sentido das coisas nem sempre é claro desde o início. Mas, mesmo essas questões podem levar a um desenvolvimento. O que as questões sem sentido não podem fazer é destruir o sentido de propor questões. As questões sem sentido aparente são um desafio duplo: o da busca pelo sentido da questão e o da busca pela resposta. Portanto, ÂNIMO.

As matrizes, seus determinantes e os sistemas lineares tem aplicações (não só em Física) que poderiam ser citadas em muitas postagens, mas isso não será feito agora. Por enquanto, fica o link para uma planilha em que é possível digitar números e ver o resultado do determinante da matriz de ordem 3 de maneiras diferentes (Sarrus, Laplace e Chiò). Com um pouco de criatividade e instrução (o que não vem junto com o arquivo), pode-se explorar outras propriedades de matrizes (matriz triangular, combinação linear...).

Boa diversão aos lúdicos e bom socorro aos desesperados!

Nenhum comentário: